Odebrecht constrói túnel de concreto pré-fabricado no interior de São Paulo

Cerca de 50 peças estão sendo montadas de duas a duas, simultaneamente. Dessa forma, elas se autoapoiam e fazem o escoramento uma da outra.

tunel de concreto pré fabricado interior de são paulo

 

A Odebrecht está construindo um túnel de 62 m de comprimento com concreto pré-fabricado no trevo do Caxambu, na rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360), que liga Jundiaí à Itatiba, interior de São Paulo. A solução construtiva reduziu pela metade, segundo a empresa, o prazo de execução da obra.


tunel de concreto pré fabricado

“São 60 dias para ficar pronto, enquanto um túnel convencional levaria 120 dias. O túnel de concreto pré-fabricado é uma tecnologia europeia e foi trazida pela Odebrecht ao Brasil pela primeira vez nas obras do Trecho Sul do Rodoanel”, explica o engenheiro William Vieira Gonçalves, da Odebrecht.

O túnel tem 13 m de largura e 9 m de altura. Ao todo, são 49 módulos pré-fabricados. “As peças pré-moldadas são montadas simultaneamente, duas a duas. Dessa forma se autoapoiam e fazem o próprio escoramento uma da outra”, detalha Gonçalvez. A operação utilizou guindastes.

As peças, que pesam em torno de 20 toneladas cada, foram produzidas na filial da empresa europeia em Taubaté, também interior de São Paulo, e trazidas para a obra em carretas pela rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360).

 

A obra de remodelação do trevo do Caxambu faz parte do projeto de duplicação da SP-360, que agrega ainda a construção de novas alças nesse trecho. A Rota das Bandeiras, uma empresa da Odebrecht TransPort, estima gastar R$ 170 milhões de reais em toda a duplicação da rodovia. Sobre a tecnologia de túneis pré-moldados, no entanto, a empresa afirma ter custado o mesmo preço de um túnel convencional. Com 240 homens trabalhando, a obra deve ser concluída no segundo semestre deste ano.

fonte: PINIWEB

 

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