Grande player do setor de fachadas em vidros especiais aporta no Brasil

Responsável pelo icônico cubo de vidro da Apple em Nova York, companhia alemã Seele executará cobertura de vidro em forma de onda no Rio.

Situado na Barra da Tijuca, um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro, o Casa Shopping, maior shopping de decoração da América Latina, iniciou seu projeto de expansão, que contará com quatro novos blocos de lojas e salas comerciais, além de um centro de convenções e hotel.

Mas do ponto de vista arquitetônico, o projeto será marcado pela construção de uma arrojada cobertura de vidro em formato de onda do mar no vão central, fazendo a ligação com a entrada principal. Toda a estrutura de aço e vidro, com uma área aproximada de 1.130 m², será fornecida pela empresa Seele, reconhecida internacionalmente pelos projetos de alta complexidade.

O projeto, desenvolvido pelo arquiteto israelense Nir Sivan, usa como inspiração as paisagens do Rio de Janeiro e foi batizado de Onda Carioca devido suas formas orgânicas que remetem ao movimento do mar.

O espaço, que surpreende pela ausência de colunas e valorização da transparência, foi planejado para envolver as pessoas e os carros que passam por lá. “A combinação entre o desenho orgânico e o vidro extra claro (low iron) contribui para dar leveza e requinte ao projeto”, afirma o diretor da Seele do Brasil André Luiz Aquino.

A estrutura de aproximadamente 52 m de comprimento, 24 m de largura e 14 m de altura no ponto máximo usa uma malha triangular de aproximadamente 110 toneladas de aço carbono pintado, formado por nós usinados e vigas soldadas, geralmente parafusadas. Serão apenas 11 pontos de apoio (5 no nível inferior e 6 no nível superior) “quase a metade da cobertura fica em balanço para cada lado”, explica a arquiteta e gerente do projeto da Seele do Brasil, Miriam Haag.

A cobertura utilizará 503 peças triangulares de vidro low iron, que por utilizarem menos ferro dão a maior transparência possível. Eles são semitemperados e laminados de 8+8 mm, o que favorece a força restante em caso de quebra. Os grampos de fixação para os vidros serão de aço inox pintado, dois para cada borda.

O projeto do CasaShopping no Rio de Janeiro será uma vitrine da Seele no Brasil, que usa como referência o trabalho desenvolvido para o maior shopping mall interior da Europa, o Westfield em Londres. “A Onda Carioca tomou como base essa malha triangular de aço e vidro e levou a geometria a formas mais extremas ainda, porque Westfield tem uma ondulação muito mais suave”, explica a arquiteta.

Na avaliação de Aquino, a Onda Carioca “trata-se da primeira cobertura em forma livre da América do Sul”, e deverá influenciar o surgimento de outras estruturas semelhantes em projetos complexos de aço e vidro no país.

A Seele já executou projetos como o famoso cubo de vidro da Apple Store em Nova York e o Estádio Olímpico de Londres. Os cálculos estruturais são da alemã Knippers Helbig. O Casa Shopping começou seu projeto de expansão em 2012, sendo que a fabricação e a montagem da Onda Carioca devem ser concluídas em agosto de 2013.

 

Fonte: Vidrado

Postagens relacionadas
Leave a reply