Franceses criam método simples e efetivo para dissipar terremotos

Segundo uma notícia publicada pelo MIT Technology Review, pesquisadores franceses estão trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema simples e efetivo para dissipar terremotos. Assim, com base nos mesmos métodos utilizados para criar capas de invisibilidade — que desviam ondas eletromagnéticas de determinadas regiões do espaço para tornar uma superfície invisível —, os cientistas criaram um método para desviar as ondas sísmicas.

Os pesquisadores realizaram três linhas de furos de sondagem — no caso do experimento, foram feitos furos de 5 metros de profundidade —, e utilizaram um dispositivo capaz de simular as ondas sísmicas para criar um terremoto localizado. Além disso, eles espalharam diversos sensores acústicos pela área para monitorar a propagação das ondas.

Simples e efetivo

 

Segundo a publicação, o sistema foi tão efetivo em desviar as ondas sísmicas que, na segunda linha de furos, os sensores praticamente não detectaram qualquer alteração. O sistema pode ser utilizado para proteger estruturas como edifícios importantes, aeroportos e usinas nucleares, por exemplo. Entretanto, existem algumas questões que precisam ser solucionadas.

Apesar do sucesso durante os testes, a verdade é que os furos refletem as ondas sísmicas para outros lugares, o que significa que estruturas vizinhas podem receber um chacoalhão extra além do terremoto natural. Além disso, é necessário ter uma ideia do poder das ondas para que seja possível criar um sistema que funcione de maneira efetiva durante terremotos de diferentes magnitudes.

Uma solução para a primeira questão seria preencher os furos com materiais capazes de absorver a energia produzida pelos terremotos em vez de desviar ou refletir essa energia para outros lugares. Já para a segunda questão, uma forma de resolver o problema seria realizar furos específicos para a frequência de ressonância do edifício ou estrutura que eles devem proteger.

Fonte: Megacurioso

Postagens relacionadas
Leave a reply