Eurotúnel (Obras Incríveis)

 

Construção
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².

 

Secção-tipo do Túnel da Mancha
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos. Houve um acidente no Eurotúnel no dia 18 de Novembro de 1996 às 20h45 num dos vagões finais.

Detalhes Finais
O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.( Nota: conforme o National Geografiac em documentário exibido em 14/08/2012, o desvio foi de apenas 32 centimetros ).
O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 4 de maio de 1994.


O Eurotúnel foi o projeto mais caro do gênero em toda a história. Durante anos ele cedeu lugar às máquinas de perfuração e gerou pesquisas geológicas de alta tecnologia, além de muitas apostas. Perfurando ao mesmo tempo a partir da Inglaterra e da França, os trabalhadores disputavam quem seriam os primeiros a chegar no meio do canal. O projeto chegou a ser ameaçado por inundações e desabamentos. No entanto, a tecnologia falou mais alto. Há dez anos ele firma as viagens entre a França e Inglaterra. A estrutura que tirou da Grã-Bretanha o status de ilha, chegou a sofrer um incêndio quase desastroso. O incidente fez com que durante algum tempo o projeto fosse indesejado pela população

Incêndio
O único sério incidente no Eurotúnel aconteceu em 18 de novembro de 1996, quando fogo se alastrou em um trem transportando caminhões. Ninguém morreu.O túnel foi reaberto para uso limitado em 21 de novembro do mesmo ano, mas o transporte de passageiros ficou paralisado até 4 de dezembro.
Ocorreu mais um incidente em 11 de setembro de 2008, O incidente ocorreu do lado francês do túnel, mas equipes inglesas saíram da cidade de Kent, no sudoeste da Inglaterra, para auxiliar nas operações.
Pelo menos 32 pessoas foram retiradas do túnel, a maioria motoristas de caminhões que eram transportados em vagões no momento do acidente. Não houve vítimas.

Apesar dos trens do Eurostar viajarem em alta velocidade na França (onde trilhos são modernos e especialmente feitos para os trens TGV (Train à Grande Vitesse) que viajam a uma velocidade de 320 km/h), a velocidade em terras inglesas, especialmente nos arredores de Londres, é limitada pelos trilhos de baixa velocidade usados pelos trens domésticos. O governo britânico instituiu um projeto (Channel Tunnel ‘, Conexão de Trilho ao Túnel do Canal, em português), com parte de suas verbas vindo do governo, cujo objetivo é construir uma linha de trem de Londres à entrada do túnel, especialmente dedicada aos trens de alta velocidade do Eurostar. No final de 2003, aproximadamente metade da linha estava completa (secção de Ebbsfleet a Cheriton). Quando o projeto foi finalizado, o terminal foi transferido de Waterloo para a estação de St. Pancras, ao norte.

fontes: NetGeo Wikipédia

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