Diagramas elétricos

Para a execução de uma instalação elétrica, o eletricista deve ter à sua disposição, uma série de dados importantes tais como: a localização dos elementos na planta do imóvel, a quantidade e seção dos fios que passarão dentro de cada eletroduto, qual o trajeto da instalação, a distribuição dos dispositivos e circuitos e seu funcionamento.

Para isso usamos desenhos chamados de DIAGRAMAS ELÉTRICOS, que é a representação de uma instalação elétrica ou parte dela por meio de símbolos gráficos, definidos nas normas NBR 5259, NBR 5280, NBR 5444, NBR 12519, NBR 12520 e NBR 12523.

Dos diagramas existentes, conheceremos os;

  • Diagrama funcional
  • Diagrama multifilar
  • Diagrama unifilar

O Diagrama funcional apresenta todo o sistema elétrico e permite interpretar com rapidez e clareza o funcionamento ou a sequencia funcional dos circuitos.
Esse tipo de diagrama não se preocupa com a posição física dos componentes da instalação elétrica

A figura abaixo mostra um exemplo, composto de um interruptor simples, uma tomada e uma lâmpada.

diagrama_funcional fpcad

O Diagrama multifilar é usado somente para los circuitos elementares, pois é de difícil interpretação quando o circuito é complexo. É um diagrama que representa todo sistema elétrico em seus detalhes e todos os condutores.

Veja abaixo um exemplo, composto de um interruptor simples, uma tomada e uma lâmpada.

diagrama_multifilar fpcad

O Diagrama unifilar apresenta as parte principais de um sistema elétrico e identifica o número de condutores. O trajeto do condutores é representado por um único traço. Esse tipo de diagrama geralmente representa a posição física dos componentes da instalação, porém não representa com clareza o funcionamento e a sequencia funcional dos circuitos. É o tipo de diagrama mais usado em instalação elétrica prediais.

Veja abaixo um exemplo, composto de um interruptor simples, uma tomada e uma lâmpada.

diagrama_unifilar fpcad

Os símbolos gráficos usados neste diagrama são definidos pela norma NBR 5444, para serem usados em plantas baixa (arquitetura) do imóvel. Nesta planta é indicada a localização exata dos circuitos de luz, de força, de telefone e seus respectivos aparelhos.

Confira também:

BLOCOS DE AUTOCAD SIMBOLOGIA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (DOWNLOAD)

Leave a reply