Categoria: Arquitetura Engenharia Construção Civil

Cavernas de luxo

Com a população crescendo cada vez mais por ano, casas subterrâneas podem ser uma boa solução para economizar espaço. A humanidade começou vivendo em cavernas, mas não precisa ser exatamente assim: existem opções muito luxuosas ou confortáveis embaixo da terra, além de serem ecologicamente amigáveis. Confira:

Casa caverna em Missouri

[caption id="" align="aligncenter" width="450"] Casa caverna em Missouri[/caption]
Essa casa moderna e eficiente em termos energéticos, de 4.000 metros quadrados, foi construída dentro de uma caverna de arenito em Festus, Missouri. Criada por Curt e Deborah Sleeper, a casa dispõe de interiores divertidos que se misturam com as paredes naturais de arenito inacabadas.
Graças a aquecimento geotérmico e design inteligente, não há necessidade de ar condicionado ou aquecimento para a casa. O espaço já foi usado como local de concertos e ringue de patinação, e agora se tornou uma residência privada.
Malator, País de Gales
Esta casa contemporânea é uma das obras arquitetônicas do País de Gales. No seu site, lê-se que “o telhado de turfa, chaminé de aço e porta com olho mágico, inevitavelmente, deram ao lugar o apelido local de ‘casa Teletubby’”. O projeto básico de Malator é muito simples, com praticamente um cômodo interior divido por ambientes, enquanto do lado de fora, a casa se funde com a paisagem circundante.
Casa Escondida, Polônia
Esta casa foi concebida para que o telhado de gramado fosse acessível apenas para os moradores, através de um conjunto de escadas dentro da casa. Linda e diferente.
Casa no deserto, Grécia
Esta estrutura retangular projetada por Deca é ecologicamente amigável, utilizando luz e calor natural, além de refrigeração por vento. Construída entre as encostas de duas colinas, a casa tem um formato de caixa simples que combina com o deserto ao redor, enquanto incorpora elementos tradicionais de design gregos. A casa é visível apenas no centro, e mesmo assim poderia se passar por um local semienterrado melhor do que por uma casa moderna.
Casa Hobbit em Vals, Suíça  
Esta casa foi projetada pelo suíço Christian Müller. Vals é famosa por seus banhos termais e oferece vistas incríveis. Essa casa é perfeita para o local, pois fica muito perto dos banhos, e não bloqueia as vistas para as montanhas lindas. Além disso, uma vez que é quase totalmente subterrânea, é barata de ser esfriada no calor e esquentada no inverno.
Pétalas de flores, Reino Unido
O ex-capitão da equipe de futebol Manchester United, Gary Neville, tem planos para construir esta casa eco-amigável subterrânea em Bolton, Reino Unido, quando a cidade aprovar seus planos.
Até agora, a comissão rejeitou a proposta da estrela de futebol para construir esta residência de quase 3.000 metros quadrados, com quatro quartos, energeticamente eficiente. As grandes pétalas de flores são projetadas para deixar entrar a luz nos andares abaixo.

Assuntos relacionados: construção inovação eco

Visualizações recentes: 119