[private]
[box style=”comment”]Sejam Bem Vindos ao Curso de autoCAD 2D e 3D para iniciantes e intermediários
Autor: Anderson Madureira
[/box]

[toggle heading=”h7″ title=” Detalhes” css=”custom-class”]

[box style=”red”]

Vantagens do curso

Além desse curso ser flexível em relação a horário, o conteúdo do curso também, receba gratuitamente atualizações e complementos de material, coisa que nenhuma outra escola e curso on-line faz, apenas a FPCAD. Ou seja se comprar um livro ou uma mídia de DVD com os ensinamentos de autoCAD, poderá ver quando quiser, porém o conteúdo não será atualizado e nem modificado com novos ensinamentos.
[/box]

[box style=”yellow”]

Público Alvo (a quem se destina)

Desenhista, projetista, estudante de curso técnico ou superior. Estudantes interessados em utilizar o autoCAD para desenvolver seus projetos.
Profissionais de diversas áreas que desejam utilizar o autoCAD como ferramenta de elaboração de projetos.

Importância:

Nossa preocupação será com o entendimento e o aprendizado do aluno.

Diferencial:

Com a linguagem simples, procuramos não utilizar muitos termos técnicos, deixamos isso para os exercícios práticos no qual o aluno coloca na prática o que aprende, com projetos de verdade.
[/box]

[box style=”green”]

Objetivos do Curso:

Capacitar o aluno a desenvolver projetos no autoCAD, de forma rápida e precisa. Podendo utilizar o (CAD) como ferramenta de trabalho na área que atua ou se qualificar para trabalhar como (desenhista cadista) nessa área que falta profissionais qualificados.

Conhecimentos necessários:
  • Conhecimentos em Desenho Técnico;
  • Estar Familiarizado com o Windows;

[/box]

[box style=”blue”]

Agradecimentos:

Há Nicola Tesla Pai da energia elétrica que possibilitou a criação do mundo moderno que vivemos hoje, Larry Page e Sergey Brin por achar uma forma de organizar a informação mundial e criar o google, ao youtube por divulgar meu trabalho ao mundo. Ao Fabrício Botelho excelente professor, Ao Bruno Lima gênio em quase todas a disciplinas, á todos os autores de livros e apostilas que possibilitaram a criação desse trabalho. Á Luciana Klein e todos os gurus de CAD na internet, há  AutoDesk empresa responsável por criar o autoCAD e revolucionar a forma de fazer projetos.
[/box]

[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=” Aprendendo a utilizar o curso (requisitos de sistema)” css=”custom-class”]

Para que o carregamento do vídeo seja rápido e todos os recursos de visualização sejam ativos. Recomendamos um navegador atualizado.

O Navegador Google Chrome é uma ótima opção, acesse o link para baixar e instalar: Navegador Google Chrome

Para ver os videos é preciso estar com o Adobe Flash Player instalado em sua maquina,

se conseguir ver vídeos no youtube é porque já esta instalado, caso contrário baixe-o: Adobe Flash Player

Alguns de nossos arquivos mandamos compactados, uma forma de não corromper o arquivo na transferência de dados, para visualizar e descompactar esses arquivos é preciso estar com o WINRAR instalado em seu computador. Baixe-o aqui: WINRAR

[button size=”medium” color=”green” url=””] [/button]   Sempre que uma vídeo aula conter esse ícone, significa que o mesmo arquivo DWG que estou mostrando na aula esta disponível para download.

 

[button size=”medium” color=”red” url=””][/button]   Algumas vídeo aulas vão conter esse ícone, significa que  esta disponível algum material complementar para download.

Lembre-se que o conteúdo esta separado por categorias e esta escondido em abas, isso facilita futuras consultas e deixa as vídeo aulas organizadas.

[box style=”red”]Dica: Tenha em mãos sempre um caderno de anotações, para anotar os comandos que aprendeu e comentários que acha importante. E lembre-se (tudo é treino) não deixe de treinar e acompanhar os mesmos exercícios feitos aqui no curso em seu computador.

Esse curso é equivalente há mais de 30 horas de aulas presenciais, então é importante que o aluno treine os mesmos comando explicados para que tenha total entendimento.

[/box]

 

 

[/toggle]

Apresentação:

    Nosso curso de autoCAD on-line 2D e 3D foi elaborado para iniciantes e intermediários. Com uma linguagem simples e objetiva, conseguimos concentrar 700 páginas de apostilas de autoCAD, em poucas horas de vídeo aulas. O curso esta dividido em categorias de forma organizada, e para cada exemplo temos o mesmo arquivo para download, dessa forma o aluno pode acompanhar e fazer os mesmos comandos para melhor compreensão. Nesse curso os exemplos são com projetos reais, capacitando o aluno a trabalhar com o autoCAD e se tornar um projetista, não apenas aprender comandos. É importante que o aluno tenha o autoCAD instalado em seu computador para repetir os exercícios ensinados no curso. Leia todas as dicas e introduções das vídeo aulas e não se esqueça de baixar o conteúdo complementar para poder aproveitar ao máximo esse curso.

[box style=”blue”]

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

Nesse módulo veremos como é organizada a área de trabalho do autoCAD, veremos a manipulação de arquivos ou seja como exporta arquivos de forma correta e para que serve cada tipo de arquivo. Entenderemos como o autoCAD entende as coordenadas do desenho.

[toggle heading=”h7″ title=”Interface do autoCAD (área de trabalho) -duração 14:02” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1335″]
[/one-half]
Dica: Pressionando a tecla F1 do teclado abrirá uma janela de ajuda, no qual temos as explicações e atalhos de todos os comandos, outra opção é deixar o cursor do mouse sobre qualquer ferramenta (ícone na área de trabalho) e abrirá uma pequena janela com a explicação e o nome do comando. Algumas até com pequenas animações de seu funcionamento.
[one-half last=”y”]
[/one-half]

Veja algumas imagens da área de trabalho de versões antigas do autoCAD.


[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Plano cartesiano -duração 05:45” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1329″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[button size=”medium” color=”green” url=”http://www.fpcad.com.br/wp-content/uploads/mgm/downloads/25481400.dwg”][/button]
Dica: Lembre-se a vírgula é o que separa as unidades de cada eixo (x, y e z) Então o autoCAD não entende virgula para representar números quebrados. Exemplo: 2,80. Nesse exemplo ele vai entender que é uma coordenada, então sempre use ponto para representar números quebrados.
[/one-half]
O autoCAD utiliza Coordenadas no plano cartesiano ou espaço cartesiano ou plano cartesiano como um esquema necessário para especificar pontos num determinado “espaço” com dimensões ou seja, para que as suas linhas e geometrias tenham unidades no plano, no espaço de desenho.
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”coordenadas Polares -duração 03:20” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1330″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[button size=”medium” color=”green” url=”http://www.fpcad.com.br/download?code=508a82da94701″][/button]
Lembre-se: Primeiro vem o comprimento ou distância, depois vem o sinal (< ) e por fim o angulo de inclinação.

Exemplo: [25<60] Com esse comando nós chamamos as coordenadas polares do autoCAD.
[/one-half]

Veja aqui uma linha na cor verde criada com coordenadas polares.
coordenadas polares
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Coordenadas relativas e absolutas -duração 20:05” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1338″]
[jwplayer mediaid=”1339″]
[jwplayer mediaid=”1340″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[button size=”medium” color=”green” url=”http://www.fpcad.com.br/download?code=508a86c4be60c”][/button]

Dica: É importante aprender as coordenadas no autoCAD, porém uma forma simples de se trabalhar com coordenadas é mostrar a direção com o mouse e digitar a distância ou comprimento da geometria.

Para que a direção de sua linha ou geometria fique alinhada na horizontal ou vertical basta ativar o orto mode pressionando [F8] no teclado.

O sinal de @ é o responsável por chamar as coordenadas relativas ou seja, se for criar um retângulo clique em um ponto qualquer, depois digite @4,6 essas coordenadas levam em consideração o ponto inicial do retângulo e não a origem do desenho (ponto 0,0 da folha).

Dica importante: Sempre que estiver criando seus projetos, tente deixar o lado inferior esquerdo da folha alinhado com o ponto (0,0) do desenho.
Se estivermos trabalhando com um projeto arquitetônico e precisarmos inserir a estrutura do projeto é importante que os dois arquivos tenha o mesmo alinhamento ou seja, estar no ponto (0,0) do desenho.
para se fazer isso chame a ferramenta (move) de mover (m) e selecione todo o desenho, em seguida especifique o ponto de referência que será o canto inferior esquerdo e digite 0,0 e pronto. Seu projeto já esta nas coordenadas corretas.

Uma forma de não precisar ficar digitando o (@) é ativar o dynamic Input que fica na barra de status que se localiza abaixo da linha de comando.
Com essa opção ativa, todas as coordenadas ficam relativas ao ponto clicado na tela.

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Comandos de Seleção e visualização -duração 13:51” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1336″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[button size=”medium” color=”green” url=”http://www.fpcad.com.br/download?code=508a942d5432e”][/button]
Atalho de ferramentas:
(P) Pan – Movimenta a tela do projeto, pressionando a barra de rolagem do mouse temos o mesmo resultado.

(Z)(E) – Zoom estendido, para visualizar todo o desenho e preencher todo o espaço na tela.
OBS: Quando um desenho se perde na tela podemos usar essa opção para encontra-lo.
(Z)(W) Zoom Windows – Com essa ferramenta podemos criar uma janela na tela e deixar a tela com o mesmo tamanho da janela.

OBS: A barra de rolagem do mouse funciona também como uma ferramenta de zoom.

[/one-half]
Os comandos de visualização permitem mostrar detalhes do projeto e alterar a área detrabalho de tal forma a torná-la mais acessível e fácil de trabalhar. Os comandos e ferramentas encontram-se distribuídos na aba View, painel Navigate quando utilizado o Ribbon, ou nas barras de ferramentas Zoom e Standard na visualização clássica do AutoCAD.

[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Manipulação de Arquivos -duração 13:25” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1349″]
[jwplayer mediaid=”1347″]
[/one-half]
[button size=”medium” color=”red” url=”http://www.fpcad.com.br/download?code=508aa9a1ab5d4″][/button]
Baixe esse arquivo PDF para visualizar o projeto e repare que podemos desabilitar as camadas do desenho, podendo assim ter um melhor entendimento do projeto.
O PDF é a melhor opção de arquivo para se enviar para um cliente, pois nem todos terão o autoCAD instalado no computador e o “PDF” quase todos os computadores conseguem visualizar.

Dica: Cuidado na hora de criar textos com fontes customizadas e diferentes, pois elas não aparecerão nos computadores que não tiver esse mesmo tipo de fonte.

Um outro tipo de arquivo não muito conhecido é o DWF ele é usado geralmente nos projetos de estrutura, pois costumam dar menos erros que o arquivo padrão DWG.

Também é possível exportar um projeto do autoCAD como imagem (.jpeg) Nas configurações de plotagem (plot) Basta escolher IMAGEM. Não recomendo esse tipo de arquivo pois ele trabalha com pixels, ou seja para um projeto grande, a resolução da imagem tem que ser muito alta. Mas a casos que precisamos exportar como imagem nosso desenho.
[one-half last=”y”]

[/one-half]

Com esse vídeo finalizamos a introdução ao autoCAD, uma dica importante é que o profissional bem qualificado no autoCAD não é aquele que sabe a ultima versão do programa, e sim aquele que sabe utilizar de maneira correta a maioria dos comandos de alguma versão. A cada ano uma nova versão é lançada e novos comandos vão surgindo, mas a base permanece a mesma.
[/toggle]

[/box]

[box style=”blue”]

Criando e Editando o DESENHO no autoCAD

Nesse módulo veremos como são feitas as geometrias e como edita-las, veremos também as ferramentas de precisão e como configura-las.
[toggle heading=”h7″ title=”Ferramentas de Criação -duração 20:58” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1331″]
[jwplayer mediaid=”1332″]
[jwplayer mediaid=”1333″]
[jwplayer mediaid=”1334″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
Atalhos de comandos:

Arc = Arco = faz um arco (A)
Circle = círculo = faz um círculo (C)
Hatch = faz hachuras (H)
Ellipse = Faz uma elipse (EL)
Line = Linhas (L)
Xline = Faz linhas de construção (XL)
Mline = múltiplas linhas (ML)
Pline = faz polilinhas (PL)
Rectangle= faz retângulo (REC)
Polygon = faz Polígono (POL)
spline = faz curvas (estrias) (SPL)

Lembre-se

Em muitas ferramentas nós temos subcategorias com suas determinadas funções. Então sempre que chamar uma ferramenta, preste atenção na linha de comando para especificar que funções dessa ferramenta vai utilizar.

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Ferramentas de Edição -duração 40:15” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1343″]
[jwplayer mediaid=”1344″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
Atalhos de comandos:

Array = faz cópias (matrizes) do objeto (AR)
Copy = faz cópias dos objetos (CO)
Rotate = rotaciona o objeto (RO)
Stretch = estende ou estica um objeto (S)
scale = diminui ou aumenta objetos (SC)
offset = Faz linhas paralelas (O)
Mirror = Espelha um objeto (MI)
Trim = corta linhas (tesoura) (TR)
Erase = Apaga objetos (E)
Explode = explode objetos transformando em linhas (X)
Fillet = Faz arestas ou cantos com curvatura (F)

Dica importante:

Se você chamar um comando e necessitar chama-lo novamente bastar apertar a tecla ENTER do teclado ou a tecla de ESPAÇO,
e seu comando será repetido. Isso poupa bastante tempo.

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Drawing limits (Limites do desenho) Unidades de medidas e regen -duração 13:21” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1342″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
Dica:
O comando regen (RE) Regenera a tela do desenho, sempre que você estiver dando zoom e o autoCAD não responder, utilize o comando REGEN pois vai regenerar a tela e você continuará dando zoom. Outra forma de utiliza-lo é quando seus círculos e arcos não estiverem com curvatura e sim com segmentos de linhas. Utilize o comando REGEN para que essas linhas transforme-se em arcos.
[/one-half]

[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Comandos de Hachuras -duração 08:50” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1337″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[button size=”medium” color=”green” url=”http://www.fpcad.com.br/download?code=508bfd2811ceb”][/button]

Dica:

Quando se explode uma hachura ela se divide em múltiplos segmentos de linhas. Suas propriedades de hachuras passam a ser linhas e dificulta futuras edições do projeto.

[/one-half]
Veja nessa imagem alguns tipos de hachuras.
tipos de hachuras
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Comando SNAP e Ferramentas de Precisão -duração 22:58” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1345″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
Dica:

Com a tecla F3 Você ativa e desativa as ferramentas de precisão. OBJECT SNAP

Ativar o ORTHO MODE tecla F8 do teclado – Esse comando trabalha com linhas somente na vertical e horizontal.

Ativar o OBJECT SNAP TRACKING tecla F11 do teclado.

Ativar o POLAR TRACKING tecla F10 do teclado – Para ter referências de ângulos.
Lembre-se:

Sem essas ferramentas o autoCAD é apenas uma plataforma de desenho simples, então treine bastante as propriedades do OBJECT SNAP.

[/one-half]
Veja a janela de configurações das ferramentas de precisão SNAP.

Veja como é o funcionamento de cada ferramenta de precisão.

[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Trabalhando com Layers -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1829″]
[jwplayer mediaid=”1830″]
[jwplayer mediaid=”1831″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Trabalhando com textos -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1840″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[/box]

[box style=”blue”]

PROJETO PRÁTICO – Planta de um apartamento

Nesse módulo aprenderemos na prática a projetar uma planta baixa de um apartamento, vamos conhecer o que são blocos no autoCAD, configurar tipos de linhas, utilizar ferramentas de medição, criar tipos de folhas e plotar o projeto (impressão).

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #01 Introdução -duração 00:56” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1467″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #02 Criação das Alvenarias ” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”2863″]
[jwplayer mediaid=”2879″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #03 Trabalhando com blocos -duração 27:07 ” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1468″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #04 a #07 Propriedades de Linha (Tipos de Linhas) -duração 09:26” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1469″]
[jwplayer mediaid=”1470″]
[jwplayer mediaid=”1844″]
[jwplayer mediaid=”1471″]

[/one-half]
[one-half last=”y”]

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #08 a #09 Cotas e Ferramentas de Medição -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1698″]
[jwplayer mediaid=”1697″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #10 Estilos de texto -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1699″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #11 Inserção de blocos -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1778″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]

[button size=”medium” color=”red” url=”http://www.fpcad.com.br/wp-content/uploads/2012/10/blocos-de-móveis.rar”][/button]

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Projeto de apartamento #12 e #13 Model e layout e configurações de impresão -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”1821″]
[jwplayer mediaid=”1807″]
[jwplayer mediaid=”3204″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]

[/one-half]
[/toggle]

[/box]

[toggle heading=”h7″ title=”Editando e Criando Layout (Estilos de Folhas) -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”2968″]
[jwplayer mediaid=”3153″]
[jwplayer mediaid=”3204″]
[jwplayer mediaid=”3500″]
[/one-half]
[one-half last=”y”]
[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Ferramentas e Configurações de impressão -duração 00:00” css=”custom-class”]
[one-half]
[jwplayer mediaid=”3504″]
[jwplayer mediaid=”3506″]
[jwplayer mediaid=”3507″]
[jwplayer mediaid=”3511″]

[/one-half]
[one-half last=”y”]

[/one-half]
[/toggle]

[toggle heading=”h7″ title=”Atalhos de Ferramentas ” css=”custom-class”]

 

[/toggle]

[box style=”blue”]
IR PARA O SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE AUTOCAD
[/box]

[/private]

Comments are closed.